Wednesday, July 11, 2007

GRAMADO (RS) – 1º dia

Esse é o relato de uma viagem feita por dois mochileiros, eu e meu marido. Identificar-se-á aquele que não gosta das limitações das viagens fechadas através de agências de turismo. ; )

Aeroporto em Guarulhos (SP), 2h30, madrugada de sexta, dia 30 de junho, para sábado, dia 01 de julho. A fila para check-in ultrapassava o espaço delimitado pelas cordas da TAM. Nosso vôo estava marcado para as 4h30, então tínhamos tempo. Ainda bem que ficamos na fila, mesmo assim, porque conseguimos realizar o check-in pertíssimo da hora de passar para o portão de embarque.

Os tíquetes informavam para aguardar no portão 6, mas as telas espalhadas pelos corredores indicavam o portão 13 – bastante distante do 6, por sinal, e freqüentemente utilizado para vôos internacionais - para embarque no vôo 3866. Felizmente, ao contrário do ping-pong no dia do vôo para Salvador em outubro (ver relatos sobre a viagem para Morro de São Paulo, neste blog), dessa vez encontramos um funcionário da TAM para nos dar satisfações sobre aquilo. Acho que o nome em seu crachá era “Santos” e muito educadamente ele me explicou que o embarque realmente deveria ocorrer no portão 6, contudo como a aeronave ainda não havia pousado no Aeroporto, a Infraero mudava a indicação nas telas. Caso nenhuma outra aeronave precisasse pousar ali no 6, o embarque seria ali mesmo e por isso deveríamos aguardar ali. Nosso vôo estava atrasado e previsto para as 5h30.

O avião estacionou no portão 6 as 5h30, e a decolagem foi autorizada as 6h. Uma hora e meia de atraso foi muito bom, perto do transtorno de um casal que conhecemos, que ia para Porto Alegre no vôo das 19h do dia anterior e fora transferido para nosso vôo. Achei os funcionários da TAM mais preparados dessa vez também, pelo menos foram adequados com as informações sobre esse vôo.

Em menos de duas horas estávamos aterrissando no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Uma van gratuita levou-nos até a rampa de acesso à estação de metrô (que para nós paulistanos parece mais com as estações de trem da CPTM). Como era domingo, o trem vinha com alguns bancos vazios nos vagões, e seguimos com tranqüilidade até a estação Rodoviária. De lá, fomos de ônibus até Gramado, em mais de duas horas de estrada.

Dicas: Quem optar por esse trajeto até Gramado, a passagem de metrô estava R$ 1,50 e deve-se pegar, na estação Aeroporto, o trem sentido Mercado. A estação Rodoviária é a terceira depois da Aeroporto, nesse sentido. Na Rodoviária, comprar passagens para Gramado. A empresa que costuma fazer esse trajeto é a Citral e é possível conferir horários no site www.citral.tur.br ou horários e tarifas no site da Rodoviária www.rodoviaria-poa.com.br. É possível comprar na hora mesmo. Segundo informações da própria Citral, se a procura aumenta, eles colocam mais carros a disposição. Mas há também a possibilidade de comprar com antecedência pela internet, no site da Rodoviária de Porto Alegre. Em ônibus executivo, a passagem custou R$ 22,75 cada. Outras alternativas para se chegar de Porto Alegre a Gramado: aluguel de carros, sobre o qual muitos reclamam da burocracia das locadoras e das taxas de seguro; traslado POA-Gramado, direto do aeroporto, fechados com agências de turismo (é possível fechar apenas o traslado, sem fechar pacotes de passeios e hospedagem, mas encontramos valores superiores a alternativa pela qual optamos).

Ao passarmos pelo Pórtico de entrada (Via Taquara), em Gramado, achei que logo estaria no centro movimentado da cidade. Assustei-me um pouco com a estradinha semi-deserta antes de chegar à Rodoviária de Gramado. Descemos na parte de trás da Rodoviária e estávamos com um mapa mal impresso, encontrado na Internet. Parecia que tudo seria muito mais distante que o previsto.

A Rodoviária de Gramado foi o que observamos primeiro na cidade e ela já refletia o charme que encontraríamos em todas as construções locais nos dias seguintes. Nem parecia uma rodoviária! Um pouco deslocados, com mais de 30 horas sem dormir (uma desvantagem de viajar de madrugada depois de um dia atarefado), acabamos encontrando a avenida certa (a famosa Av. das Hortências) para seguirmos em direção ao local da hospedagem.

Para chegarmos ao Gramado Hostel (unidade de Gramado da Hostelling International, dos famosos albergues internacionais para os mochileiros de plantão, hospedagem mais barata e bem confortável), resolvemos ir a pé, em uma caminhada de vinte minutos. Pudemos curtir a avenida pelo caminho, o que logo nos despertou do sono e do cansaço. Deixamos as malas no Hostel e seguimos novamente em direção ao centro.

Dicas: Outras opções para ir da Rodoviária ao Hostel - táxi (mais ou menos R$ 12,00) e ônibus (o circular Gramado/Saiqui, com passagens a R$ 1,55 por pessoa).

Nessa caminhada, fizemos uma parada no Belvedere Vale do Quilombo. A vista dali é realmente belíssima e ainda tivemos a sorte de contar com a iluminação favorável do sol sobre a paisagem verde. Apesar da fome e do frio de cerca de oito graus centígrados, o cenário tinha poder para nos manter ali por muito tempo.

Conscientes de que pararíamos ali muitas vezes ainda durante a estada na cidade, seguimos em busca de um restaurante. Porém, como sabíamos que em nosso caminho havia outro cartão postal - a Rótula das Bandeiras junto à estátua do Kikito (símbolo e prêmio do Festival de Cinema de Gramado) – paramos para mais algumas fotos e escolhemos um restaurante logo ao lado, chamado Ristorante dei Tallini. Apesar de bastante movimentado, o serviço não deixou a desejar, pelo contrário. Dentro do prazo que a massa exige para ficar pronta, recebemos na mesa pratos fartos de lasanha e de espaguete acompanhados com frango grelhado e salada. Seria uma constante para mim na viagem acompanhar as refeições com suco de uva natural, bastante comum na região da serra gaúcha devido a quantidade de vinículas. Quanto a preço, achamos que pagamos um preço bastante justo no Ristorante dei Tallini – a generosa lasanha com grelhado e salada custava R$ 13,00, um valor com o qual nem sempre se almoça tão bem na região na qual trabalho em São Paulo. Para sobremesa, havia uma loja de chocolates Prawer, umas das mais famosas em Gramado, do outro lado da avenida.

Dicas: Não muito longe dali, passamos no mercado Nacional para comprar água. Ele é bastante atrativo pela beleza da construção na qual está instalado e pelo cantinho com poltronas logo na entrada, um convite irresistível para um descanso para muitos turistas. Além dele, há um outro, do qual não me recordo o nome agora, grande também e facilmente localizável pela Av. Borges de Medeiros, que só descobriríamos no dia seguinte.

Pouco localizados com o nosso mapa de Internet, resolvemos não explorar muito mais a cidade nesse primeiro dia. Voltamos calmamente ao Hostel, curtindo mais esses poucos pontos turísticos descobertos. À noite, fomos comer um lanche bem próximo ao Hostel, no Ponto Chopperia. Mais uma vez, notamos a fartura dos pratos: o xis-calabresa (escrito dessa forma no cardápio) veio do tamanho do prato grande e a porção de risoles de presunto e queijo, generosos no recheio, tinha bem mais do que quinze unidades, como escrito no cardápio.

Dicas: Peçam os lanches por R$ 6,00 da Ponto Chopperia, porque realmente valem a pena pelo tamanho e pelo sabor. Peçam também a porção generosa de risoles por R$ 7,00, ainda mais se vocês forem de São Paulo, onde uma porção com meia dúzia de "provolones" custa em média R$ 12,00! ; )

Não sei quantos graus os termômetros marcavam, porém fazia bastante frio na hora de dormir. Ainda bem que o Gramado Hostel oferecia lençóis térmicos e suficiente quantidade de edredons e cobertores. Adormecemos contentes de termos escolhido uma cidade linda, e muito limpa e civilizada, para passar essa semana de descanso!

Aguardem o relato do 2º dia, quando partimos para a exploração de fato do potencial turístico de Gramado!

Fotos: www.fotolog.com/alexandrab - 1ª foto “Belvedere Vale do Quilombo” (postada em 10/07), 2ª foto “Kikito e Rótula das Bandeiras” (postada em 11/07).

4 Comments:

Blogger Fernando Martins said...

show de bola, ainda vo fz essa trip.....

11:06 AM
Blogger Unknown said...

Alexandra, estamos indo para Gramado , e procurando dicas achei seu blog...mais completo impossivel !! Ficamos muito contentes pois ficaremos no mesmo Hostel que vc !
Um abraço
Adriana e Maurilio(Guarulhos/Sp)

5:25 PM
Blogger katia said...

ola vou passar minhas ferias de julho tambem em gramado gostei muito das dicas ..........ah tambem vou ficar no hostel ,como é o tratamento lá?desde ja obrigada

10:04 AM
Anonymous Anonymous said...

Alexandra muito bom o seu diario. Sua redação é incrivel, com ela da pra dar a volta ao mundo. Vc me ajudou muito, eu minha esposa e meu "bolso" te agradcemos muito. Obrigado. Mário.