Tuesday, November 14, 2006

Morro de São Paulo (BA) – 5º dia

Assim como a ida ao Forte e ao Farol, a caminhada pelas praias de Morro é uma ótima opção de passeio para quem quer economizar - afinal, não é necessário nenhum guia, nem transporte.

Saímos cedo, para aproveitar a maré baixa. Pudemos andar tranqüilamente pela Terceira Praia e, quando chegamos ao começo da Quarta Praia, observamos um considerável número de pessoas caminhando em direção ao mar. Logo descobrimos as belas e quentes piscinas naturais da Quarta Praia.

Parados e com a água batendo na altura dos joelhos, fomos rodeados pelos peixes em poucos segundos. Não tem preço um momento de paz e contato com a natureza como esse! Deixamos a hora passar, sentados na areia, dentro da água, vendo peixes pequenos e outros menores ainda nos rodearem. A maré subiu um pouco, lentamente, e continuaríamos mais tempo ali, se não tivesse aumentado o número de turistas com maior interesse no banho das piscinas do que na fauna marinha.

Saímos do meio da atração turística, porém continuamos caminhando pela água até um grande banco de areia mais à frente. Estávamos a uma distância para dentro do mar que seria considerada perigosa se a maré estivesse alta. No entanto, naquele momento, o banho era em águas rasas, em volta do banco de areia. Como ainda havia muito para caminhar até a Quinta Praia, demoramos menos por ali.

A extensa faixa de areia da Quarta Praia tem poucas pousadas, mas elas são grandes, bem maiores do que as da Segunda e Terceira praias. E ainda contam com muros de proteção em frente às fachadas, feitos de tocos grossos de árvores, para impedir que a maré alta invada os terrenos. Há também, no caminho, uma entrada que leva ao pequeno vilarejo Zimbo, de onde é possível seguir por trilhas até o Morro da Mangaba e ao povoado de Gamboa.

Havia pouco ou quase nenhum movimento de pessoas ao longo de todo o trajeto até a Quinta Praia. Contudo, vimos bastante lixo plástico espalhado, ofuscando a exuberante beleza da Quarta Praia. Falta de consciência dos moradores e dos visitantes da ilha.

Depois de um breve banho de mar para nos refrescarmos do calor do sol e da caminhada, seguimos pela faixa de areia aberta por dentro de um manguezal. Rodeados pela mata, sentimos o ar ainda mais abafado e, quando chegamos ao riozinho que deveríamos atravessar para chegar a Praia do Encanto (ou Quinta Praia), observamos que em breve teríamos dificuldades para retornar, com a alta da maré. Se tivéssemos outro dia em Morro, teríamos seguido para a Praia do Encanto mais cedo, sem fazer paradas.

Quando chegamos a Terceira Praia, as águas do mar já alcançavam o muro de pedras que protege a calçada elevada, na qual ficam as pousadas e restaurantes dessa praia. Tivemos alguma dificuldade para atravessar em algumas áreas, mas conseguimos chegar tranqüilamente a Segunda Praia.

O jantar à luz de velas na pizzaria do Funny Beach, na Segunda Praia, já tinha gosto de saudade, naquela noite de sexta-feira. A boa e leve pizza de mussarela foi saboreada lentamente, enquanto observávamos pela última vez, nessa viagem, o pequeno Luau da praia mais agitada de Morro, com suas inúmeras barracas de frutas e batidas. Infelizmente, a ventania mais forte indicava mudança de tempo para a nossa volta a Salvador no sábado à tarde.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Tururururur txu txu txu hehe.

11:44 AM  

Post a Comment

<< Home